segunda-feira, 1 de junho de 2020

Gays: pra que lado seguir? Direita ou esquerda?


     

        Um dos principais motivos pelos quais eu "abandonei" o Facebook é porque só havia discurso de ódio por toda a parte: o mundo on line é terra de ninguém. Infelizmente esse comportamento está migrando para o Instagram: as pessoas querem destruir e aniquilar o outro só por pensar diferente...

          ...E enquanto as pessoas se estapeiam, os engravatados de Brasília, sejam de qual for o partido, fazem rios de dinheiro só pra trocar papel de gaveta. E para que o rombo seja ainda maior eles utilizam uma prática bem antiga e do tempo das pedras: dividir pra manipular:

* Gays denunciando gays (saudades da época em que todos estávamos unidos lutando pela mesma causa);

* Gays criando um muro onde dividem direita e esquerda; Cloroquina ou vacina; Zona Sul ou Zona Norte; anabolizados ou naturais; música eletrônica ou música pop; os que tomam Gi (GHb) ou os que são julgados caretas porque não seguem o manual do "sou o descolado super sexy da buatchy".

         Mas quando o assunto é sexo e drogas a carne é fraca. A testosterona ainda é mais forte do que a bandeira verde e amarela - ou vermelha. É onde a gente prova do próprio veneno e tropeça na própria personalidade. A hipocrisia ainda é o maior vírus da comunidade arco-íris. Um espirro gera uma pneumonia na alma.

         Política e religião são questões sensíveis e sagradas, são valores que a gente recebe desde pequenininho, experiências que se acumulam ao longo do tempo. Tudo o que a gente vivenciou é o nosso bem mais valioso, é quem somos na íntegra. Você impor a sua forma de pensar é, no mínimo, incoveniente, deselegante e contrangedor (pra si mesmo). N-U-N-CA presenciei casos de pessoas mudarem de ideologias políticas, salvo casos onde elas se beneficiaram diretamente deixando pra trás o senso de comunidade.

     Hoje vi uma amizade de quase 15 anos escorrer pelo ralo porque o que tínhamos em comum não era sólido o suficiente para sustentar a base. 'Ah, mas se isso aconteceu é porque a amizade não era verdadeira'. Não, éramos como alma gêmea, deu certo, mas acabou porque tudo tem um ciclo e as pessoas amadurecem, crescem seguindo caminhos diferentes -- e não há nada de errado nisso.

     Lamentávelmente algumas pessoas perdem o senso e usam a militância como escudo para as próprias frustrações pessoais. O mais comum é presenciar pessoas com atitudes racistas usar o que está acontecendo nos Estados Unidos para reforçar a bandeira política nas redes sociais. Chega a dar um embrulho no estômago. O fato de você sair com negros em aplicativos de pegação não o torna numa pessoa que luta pelos direitos iguais para todas as raças. O que vem acontecendo com os negros nos últimos séculos é uma questão que precisa ser solucionada pra ontem, você usar o seu partido político pra propagar uma mensagem que nem você acredita lhe torna no mínimo num criminoso de máscaras.

      Sou daqueles que prefere evitar confrontos porque o amadurecimento nos ensina que numa briga entre amigos os dois lados perdem. Prefiro canalizar essa energia para situações que promovem o meu bem estar e daqueles que estão ao meu redor. Existe uma ferramenta "silenciar" no Instagram em que você se protege de posts agressivos, de "verdades" prontas, de mensagens doutrinadas onde o único intuito é ferir o coleguinha para se sentirem maior. Não está de acordo? Silencie, não disperse a sua energia.

        E a pergunta que não quer calar: direita ou esquerda?

       Simples. Quem é você na vida real fora do mundo dos likes? Qual o seu legado? O que você faz para melhorar a vida da sua familia, dos seus amigos, da sua comunidade? Tudo o que vai além disso guarde pra você. Seus ideiais é um segredo seu. Deixe-o na urna e se for pra levantar qualquer bandeira, siga em frente, mas não saia de casa sem identidade, educação e respeito. Presidentes vem e vão, a revolução é pessoal, começa de dentro pra fora.

P.S: não sou de direita nem esquerda e não estou a procura de um partido político.

Obrigado 

De nada

                                                   Bruno de Abreu Rangel



7 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém sensato e que da a cara pra bater. Muito bom Bruno adoro seus textos. Contente que voltou a escrever em português. Não nos abandone.

Anônimo disse...

Virou comentarista política agora, era só o que faltava.

Anônimo disse...

Confesso que te sigo a anos e você é misterioso. As vezes achava que era de direita as vezes de esquerda. Agora to majs confuso ainda rsrsrsrs

Anônimo disse...

Entender que alguém possa usar qualquer militância como escudo para frustração pessoal é de um individualismo sem igual. Viver é um ato político, meu caro! Mas, isso você só irá perceber se um dia sair de sua bolha.

E é, justamente, por ser um ato político que amizades começam e terminam por divergências de posicionamentos. Não é por, simplesmente, se pensar diferente. E, sim, porque o seu posicionamento político representa quem você é no mundo e o que quer para ele.

O seu "nem de esquerda, nem de direita" é uma tática de despolitização que já está manjada, sabe!? Esse malabarismo retórico para aparentar sensatez e tentar ganhar a simpatia de leitores que buscam soluções para a ultra-política só funciona com os novatos no rolê. Só aqueles que não enxergam que sua pós-política é lado da mesma moeda.

Aos demais, fica gritante sua necessidade desesperada de mascarar tudo o que de fato é.

Não colou. Tenta outra!

Anônimo disse...

Aqui está o melhor texto que li nos últimos tempos. Se prepare que a esquerda de Iphone já já mostra as caras e irá te tacar pedras porque eles trabalhar fora da lei e do respeito manipulam, reproduzem fake news, xingam, desrespeitam e desfazem amizades por causa da militância mais conhecida como inveja. Agora peça pra ver qual o celular eles tem e pra onde vao nas ferias? Fácil responder. Precisou morrer um negro americano pra eles levantarem a bandeira. Quantos negros morrem diariamente no Brasil por injustiça?

Anônimo disse...

E vamos de falácia presunçosa sobre o que é capitalismo e socialismo...

Receber de acordo com suas produções e não somente para cobrir suas necessidades é bastante diferente de "não ter iPhone".

Pelo contrário, a ideia é que TODOS possam ter excelentes telefones. Sejam eles iPhones ou não.

Ninguém quer socializar propriedade pessoal, e sim, privada. Mas, isso é um nível de debate tão básico que me choca que ainda, em pleno 2020, tenha quem não entenda (ou será que faz que não só pra se passar mesmo!?).

Esse nível de debate de boteco do Leblon, onde ora se acha que no Brasil tem socialismo, ora questionam por ser fácil falar de socialismo vivendo no capitalismo, é raso tal como um pires.

Vivam em paz na bolha de vocês. É um direito. Mas, entendam que isso não altera o Sistema.

Socialista não tem que ser pobre. Esquerdista muito menos. Pode viajar pra onde quiser, comer o que quiser, ter o carro que quiser. Desde que o foco seja o fim da pobreza para todos, o fim da desigualdade de classes. Essa mesmo que vocês morrem de medo que acabe e fazem de tudo para perpetuar.

Ter um item de valor para uso pessoal, desde que não estejamos sendo submetidos à exploração para tê-los não tem nada de errado ou incoerente. É desonestidade intelectual de vocês, apenas.

(Referente ao comentário acima)





Pedro Ferreira disse...

A febre do cancelamento tá em todos os lugares e chegou ao seu blog também. 🤦🏻‍♂️😂😂😂
Preguiça dessa militância enfadonha.