segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Meninos que roubam namorados


No Rio de Janeiro isso é bastante corriqueiro. Você conhece um partidão na balada, fica entorpecido com tamanha química, com o beijo que é uma delícia, e quando pensa em trocar contato com o rapaz ele já se foi com o seu telefone (no caso o aparelho mesmo). Mas não é sobre esse tipo de roubo que quero falar.

Enfim, vamos começar pelo básico do básico. Se um menino está namorando outro menino, logo eles têm um relacionamento. Até aí tudo bem? Para que seja possível tentar algo mais sério com qualquer um dos dois o ideal é esperar que o namoro atual termine. Vamos respeitar a vez do coleguinha?

Mas parece que muita gente anda furando fila – e o olho - também.

O mais curioso sobre esse assunto e que eu não posso deixar de citar, é a dificuldade de encontrarmos a tampa da panela quando estamos livres e desimpedidos. Ficamos com aquela sensação mórbida de fazermos parte da vitrine dos encalhados e, na maioria das vezes, as pessoas nos enxergam como meros pedaços de carne, ou no máximo, uns belisquetes de boteco que vêm com cervejinha de acompanhamento. Quer ter todos os homens do mundo aos seus pés? Então vai aqui um conselho infalível: arrume um namorado.

Seguindo a lógica de que “Uma andorinha só não faz verão”, é você se juntar à outra andorinha pra aparecer um bando de urubus querendo roubar o que “é seu”, ou te roubar do outro. A psique humana é tão masoquista, que se o pai da psicanálise, Sigmund Freud, ainda estivesse vivo iria bater com a cabeça na parede até sangrar só pra poder entender o que leva algumas pessoas a terem interesse pelo que é do próximo. Na minha terra isso se chama inveja, cobiça, falta de respeito. Mas o mundo real é terra de ninguém, e muitos passam por cima de qualquer valor.

Há alguns anos eu estava vivendo o “felizes para sempre” com certa andorinha, até que do nada surgiu um urubu e começou a me rodear, dizer que eu era sensacional, incrível e que moveria montanhas para ter a minha companhia (era um urubuzão bem interessante, por sinal). Depois desse, apareceu outro e mais outro. E logo pensei com meus botões que meu magnetismo estava em alta, mas preferi não trocar o certo pelo duvidoso e segui plainando pelos céus da vida. Até que num belo dia, não tão belo, cortaram minhas asinhas: levei um belíssimo pé na bunda. Quando aconteceu? Na véspera do carnaval. Tipo assim, o vale da carne seria Sexta e fui enxotado na Quinta à noite, sem ter tempo hábil para um plano B.

Curtir fossa nunca foi a minha praia. Então tive uma péssima grande ideia: procurar os três urubus que ficavam ciscando o meu relacionamento. O primeiro mal atendeu ao telefone e já fui logo contando que estava na pista. Ele respondeu: somos dois, e me desejou um bom carnaval (um fofo). O segundo disse que estava entrando no túnel Rebouças e que retornaria a ligação, pelo andar da carruagem deve ter ido parar na China. O terceiro não consegui ouvir direito o que ele dizia, mas pela voz da Ivete Sangalo ao fundo, estava em cima de um trio elétrico em Salvador - abadá bombando. Então, me restou aceitar o fato de que eu teria me tornado numa andorinha solitária, sem urubu, sem verão, sem carnaval e sem forças pra encarar bloquinho de rua. Com o coração depenado, decidi chorar bastante pra limpar a alma, e as lágrimas caíam em cima do Grindr (porque, lógico - eu não estava morto).

O grande lance da vida é poder rir de si mesmo.

Por ironia do destino. Comecei a namorar outra andorinha alguns meses depois, e então os três urubus voltaram e mais outros surgiram para atazanar a minha vida na nova temporada de “quero ter o que é dos outros”: como o ser humano é previsível.

 Pessoas mal resolvidas têm a necessidade de demarcar território, medir o seu poder de atração o tempo todo, abastecer o ego com competições bestas e costumam colocar a autoestima em patamares insuportáveis. A falta de vergonha é tanta que fica escancarada na face – ou no Face.

Esses dias foi comentado, numa roda de amigos, sobre um sujeito que anda “roubando” namorados através das redes sociais. Ele visualiza o perfil, verifica se o status do relacionamento é sério, entra num curto circuito de cutucadas e sai distribuindo likes em todas as fotos a torto e a direito. E quando o alvo morde a isca ele se sente aliviado em saber que o amor daquele casal não é tão forte. Assim sendo, ele perde o interesse de imediato, recolhe a sua pequenez de sentimentos, e pula pra outra. É isso mesmo, produção?

Quando achei que já tinha escutado o bastante surgiu a história de outro cuja atração era somente por rapazes que tinham envolvimento com o seu melhor amigo, e os maus exemplos foram se enfileirando de forma que daria pra lotar uma pool party. É o tipo de assunto que chega a dar ânsia de vômito.

Quando os nossos olhos se voltam para o que é dos outros, a nossa vida para. Nada vai pra frente. Algumas pessoas são, seguramente, mais invejosas e há muita coisa envolvida nisso, pois casa na praia, carro importado, helicóptero... Se você erguer as manguinhas, der todo o seu suor e até usar dos mais variados artifícios (nem quero saber quais são), você consegue alcançar o seu objetivo. Agora, um verdadeiro amor... Algumas pessoas se amam numa tarde mais do que muitos amam numa vida inteira. E é natural que isso incomode.

Se quiser proteger o seu romance é melhor ser mais discreto, amar sem fazer estardalhaço, ter a consciência de que Facebook não é diário, porque se o mundo não dá conta dos que roubam celulares, o que dirá prender os ladrões da vida alheia.

Bruno de Abreu Rangel

3 comentários:

Anônimo disse...

Só que andou sobre as águas sem se molhar foi Jesus, então infelizmente essas pessoas tem sua parcela de culpa quando aparecem esse tipo de gente em suas vidas, ou melhor, esses "urubus" já estavam ali, então quando não queremos que eles pousem sobre nós devemos lipar a carniça que está em nosso corpo e em nossa volta e expulsar de vez tais" urubus ". Pois por mais carniceiros que sejam ninguém procura seu número na internet, ninguém simplesmente te caça para te cutucar no face (existem configurações para isso) e se alguém rouba o que é seu é Por que na verdade nunca foi. Se quer que respeitem seu relacionamento então faça uma limpeza na sua vida e não apenas jogue a poeira para baixo do tapete pois por mais limpa que bonita que esteja ainda vai existir sujeira e é só dá uma balançada que elas aparecem.

Anônimo disse...

Achei seu link no instagram. Você é um talento nato. Fala sobre qualquer assunto e faz a gente ficar instigado em ler. Poucas pessoas tem esse dom. Passarei por aqui mais vezes.

Anônimo disse...

Bruno, meu caro, que triste ler isso.
Alguém precisa lhe ensinar que, para um relacionamento dar certo, os 2 precisam estar envolvidos. Se seu relacionamento é ameaçado por um terceiro, é porque o segundo deu abertura. Pessoas bem resolvidas e satisfeitas com seus relacionamentos dizem, educadamente, um sonoro "Nao! Obrigado." quando recebem investidas de terceiros.