terça-feira, 8 de abril de 2014

Resposta ao Vilão do Grindr


Porque nós, garotos de Ipanema, escolhemos estar solteiros.

 O artigo publicado sobre o “Vilão do Grindr” criou um fogo cruzado gerando mais polêmica do que aquele boy magia que a gente descobre ser passivo. O tema causou tanto burburinho na comunidade gay que até hoje recebo e-mails dos leitores. Resumindo: um sucesso.

Por esse motivo, não poderia deixar de publicar a réplica, o outro lado da moeda, afinal, os “Garotos de Ipanema” também têm o direito de se defenderem. E eu, numa posição de investigador da natureza humana, sinto-me na obrigação de divulgar um resumo das cartas que recebi e sintetiza o pensamento da “oposição”. Contudo, ainda assim, sigo de forma imparcial: não confundam o mestre com a lição. Peço, de antemão, desculpas aos que vão me odiar ainda mais e aos que irão me bloquear no Facebook nos próximos dias. Vou tentar sobreviver.

Apresento-lhes a resposta dos Garotos de Ipanema

***********************

Hoje em dia, as pessoas se odeiam por pouco. A Internet, de todos os malefícios, criou a pior coisa: um bando de covardes que se esconde atrás de computadores e celulares pra atacar as pessoas de forma anônima. O que o vilão do Grindr fez é uma ofensa, um ato escrupuloso, um estupro:

#nós não merecemos ser estuprados.


Que fique bem claro. O fato de nós, garotos de Ipanema, sermos sarados e termos um estilo de vida diferente do seu não lhe dá o direito de nos julgar e achar que somos obrigados a dormir com você pra provar que somos seres humanos. Isso é uma ignorância tremenda, é o mesmo sentimento de repulsa que as mulheres tiveram quando souberam sobre a pesquisa do IPEA, em que os homens aprovam o fato de elas serem estupradas se usarem roupas curtas. Não invertam os valores.

Preconceito nunca foi novidade. Você mesmo não se aceita e por isso está dando com a cara na porta. Coloque a mão na cabeça e busque na sua memória a última vez que procurou alguém semelhante a você no aplicativo. Já parou pra pensar quantos “foras” poderia distribuir? Certamente, devem existir pessoas que lhe desejam e você nem as percebe porque está gastando energia para estar com quem não lhe dá a mínima.

 O Grindr é um aplicativo democrático e nos permite o direito de escolha. Não precisamos ir pra cama com quem nos desperta zero interesse pra provarmos ao mundo que somos dignos de um pedacinho no céu. Se você ganha mil reais por mês não faz o menor sentido querer jantar no Fasano todos os dias. Se você não malha, porque os sarados têm que lhe desejar? Sabe quanto custa manter um corpo em forma? Tudo tem seu preço. É o mesmo que desejar um apartamento na Vieira Souto sem nunca tirar a bunda da cadeira pra trabalhar. Se quiser mesmo usar a bunda, move your ass e corra atrás do prejuízo, porque no nosso mundo isso se chama inveja, cobiça, que também é um pecado capital.

Somos o que você quer ser e nunca foi por puro comodismo. Temos o corpo que está na sua mente nos momentos mais íntimos, com todas as curvas possíveis que você deseja com toda a sua alma e só tem acesso em filmes pornôs. Saiba que tudo isso é fruto de um investimento físico árduo. Fazer dieta e treinar diariamente exige determinação, disciplina, persistência, características essas que podem ser facilmente transpostas para o dia a dia, resultando em sucesso na carreira e vida pessoal – fato!

O dinheiro que gastamos com esteroides e suplementos importados pra ter um corpo escultural é o mesmo que você gasta com suas prioridades para ser quem você é. E se não tem esse dinheiro a culpa não é nossa. Não nos crucifique pelo sistema de merda que estamos todos inseridos.

Sim, nós temos cultura. Acompanhamos a política do país; lemos livros, jornais e revistas de temas variados, algumas vezes no caminho para o trabalho, outras antes de pegar no sono e o fato de não lermos na sua frente ou enquanto surfamos não quer dizer que todos são acéfalos. Seria o mesmo que dizer que quem não surfa tem uma vida de bosta. Cada um na sua onda, cada um no seu quadrado – e estamos todos quites.

Tomamos açaí – você um Milk Shake do McDonald’s. Acordamos às 6 da manhã pra treinar todos os dias – você estica o sono por mais duas horas. Pegamos praia no Coqueirão – você no Posto “X” ou nem vai pelo receio de se expor. Escutamos Rihanna e Katy Perry – você também. Finalmente uma afinidade. Quem sabe não surge uma relação a partir disso?

Pah! Tapa na cara.

Agora, quem levamos pra cama só diz respeito a nós mesmos. A vida é feita de escolhas o tempo todo. Qualquer um de nós pode tornar-se você amanhã e o contrário também. É uma linha tênue entre ser ou não um Garoto de Ipanema. Escolha o seu estilo de vida e respeite os demais. E se não estiver satisfeito com a própria presença...

#chucapraalma.

Consulte um psicológico e procure cuidar mais do corpo e da mente. Aprenda a aceitar as diferenças e conviva com os seus fantasmas. O mundo real é muito real, algumas vezes chega a ser cruel e só será realmente um lugar digno de se viver quando todos forem bem resolvidos consigo mesmos.

Estamos solteiros pelo mesmo motivo de todas as pessoas.  Não estamos obcecados com a ideia de alma gêmea, casamento, felicidade apostada num anel com direito a mudança de status no Facebook. Ser solteiro nem sempre é dúvida, mas escolha. Alguns simplesmente optam por investir em outras prioridades até que alguém especial apareça e faça o coração ir a mil por hora. Há, sem sombra de dúvidas, uma parcela de pessoas com dificuldades em estabelecer intimidade com outras, mas não dá pra julgar um biscoito pelo pacote. Espane a poeira de sentimentos ruins que não lhe fazem bem porque a vida é curta e quem não se diverte perde a vibe.


‘Se liga, manezão’.
Os garotos de Ipanema

*************************

Aos 45 do segundo tempo, fico pensando com os meus botões que existe realmente um abismo entre sarados e não sarados, entre ricos e pobres, “machos” e afeminados, moradores da Zona Sul e moradores da Zona Norte. Sempre vai haver motivos de guerras para as diferenças. Sábio é aquele que sabe transitar pelo mundo sem sair da sua aldeia, que tem o discernimento pra entender que estamos de passagem na Terra e que nenhum de nós foge das possibilidades de tornar-se num mendigo ou mendigar por companhia. Porque sim, somos todos moradores de rua que vagam perdidos pelo mundo na esperança de encontrar amor, um porto seguro, um lar e o conforto de um abraço. E usamos o Grindr como uma esmola pra alma, um petisco pra solidão, um lanchinho pra passar o tempo ocioso, pra suprir as necessidades do ego e saciar a fome de sexo. Mas fiquemos atentos, pois, embora tenhamos sentimentos e desejos, nesse território estamos todos disfarçados – e de máscaras.


Bruno de Abreu Rangel


11 comentários:

Anônimo disse...

Sem palavras. Texto de altissima qualidade. Praticamente conseguiu jogar todos num balaio só. Somos todos seres atrás de amor, somos iguaizinhos.

Anônimo disse...

Agora sim escreveu algo wue faz sentido hehehehehehhe

Anônimo disse...

Tapa na cara foi a melhor parte rs, as bixa vão piraáaaaa

Anônimo disse...

#chucapraalma

Dando pala demais aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

hahahahaha muito bom!!! verdade pura!! interessante ler os 2 artigos e ver os 2 lados da moeda

Anônimo disse...

Achei de extrema sem noção o garoto de Ipanema comparar as rejeições do vilão no Grindr com o fato das mulheres serem estrupadas.
Ninguém é melhor que ninguém, ninguém é obrigado a ficar com ninguém.

E sejamos sinceros, essa alienação por um corpo sarado, bonito, musculoso se tornou um problema gritante no meio gay. Cada um tem o direito de fazer aquilo que bem quiser do proprio corpo, e ser sarado e tal. Mas e quem não se encaixa nesse padrão? Tem que viver na academia pra ser desejado. A questão não é gostar de um corpo sarado, mas gostar APENAS de caras sarados. Da mesma forma como o sarado é bonito, também tem pessoas com corpo fora desse modelo que também são atratentes. As pessoas precisam expandir suas opções, ao invés de ficarem obcecados em um tipo de cara.
Não é o vilão ou os garotos de ipanema que estão errados, mas sim, a alienação futil que permeia entre nós gays.

Anônimo disse...

O último parágrafo foi de molhar os olhos. Você escreve com o coração. Não perca esse dom, invista nisso. Ganhou mais um fã.

Anônimo disse...

Saiu pela tangente. Pra mim vc ficou encima do muro, com receio de ser julgado pelos Garotos de Ipanema, se vc não for um deles. Lobo em pele de cordeiro. É o q achu.

Anônimo disse...

Que texto ridículo desses "Garotos de Ipanema". Cá entre nós, não colou metade do falado e das asneiras iniciais, só mostraram realmente que são fúteis como muitos já imaginavam. Eu ri sobre "move your ass" vindo de um monte de carinha que possivelmente é sustentado pelo papai e por isso mantém o padrão de vida. Anyway, a verdade é apenas uma: quem muito se acha, nada é. E isso pode vir de alguém que mora na Pavuna ou no Leblon, onde particularmente os caras são mais estilosos dos que de Ipanema.

gustavo bitencourt disse...

Amor, você não sabe o que é estupro, não brinca com isso, não vai usando pra qualquer probleminha de pós-adolescente com ego ferido.

Guto disse...

Adorei seu blog, li os dois textos e cada um te suas verdades, são questões que nem sempre um lado está certo ou errado.

Mas isso me fez lembra de algo que aconteceu aqui na minha cidade(não vou dizer qual rsrs.

Aqui os gays usam sim, manhunt disponivel e grindr mas muito pouco por ser uma cidade de medio porte e por ter se convencionado a usarem o bate papo do Uol lá é que eles marcam a pegação e vão para o Skype ou direto pro encontro.

Só que algun Gays(Feios), sempre buscavam ficar com os mais bonitos e tal, e aconteceu a mesma coisa dessa historia do vilão do Grindr.

Um dele ficou tão frustrado, que resolveu acabar com a festa dos outros (algo do tipo, se não vão ficar comigo, não vão ficar com ninguem), então ele começou a encher as salas que são poucas (4) de apelidos fakes, para enganar a todos, marca encontros e não aparecer.

Os cara começaram a cair na dele por um tempo já que ele entrava com apelidos como MEDICOSARADO, MILITARATIVO20CM, PASSIVOMALHADÃO ( varios numa mesma sala).

Só que depois de um tempo, aricava mais se exibir, não ligavam mais cam, nem mostravam foto e todos ficavam co receio de ser um falso perfil, acabou que ninguem sair mais, e deixaram de usar o bate papo.

Agora a maioria só confia no cara a cara, o que acarretou em pontos de pegação na cidade.

Com tudo o que aconteceu os bonitoes ainda ficam com os bonitoes e a vingança do carinha não trouxe o amor, ou a foda que ele tanto queia.

Obg por ter lido essa historia toda. bjs.