quarta-feira, 9 de junho de 2010

Single and fabulous


Desde quando ser solteiro passou a ser um problema?

Terminar a vida sozinho, ter uma velhice triste e abandonada num asilo distante, sem ter com quem conversar, amedronta - sem sombra de dúvidas. Será por esse motivo que a maioria das pessoas estão vivendo em lares errados, dormindo com os parceiros que não amam, empurrando relacionamentos com a “barriga”, simplesmente para não terminarem abandonadas? Pode ser. Mas a existência de todos nós é singular... É importante que isso seja dito.

O mundo mudou e continua mudando. Hoje, as pessoas pensam diferente. Apesar de estarem bem mais esclarecidas, a cultura do matrimônio, da vida a dois, da procriação, ainda é mais forte do que a liberdade de pensamento. Os gays não ficaram de fora dessa cobrança social e lutam com todas as armas para obterem direitos iguais, o que é justo.

Mas estar só não é tão ruim como dizem. Algumas vezes, precisamos viver intensamente sozinhos para entendermos o significado da nossa existência. Ser gay e solteiro pode ser uma aventura fascinante, desde que saibamos escapar dos perigos e driblar a solidão que bate na nossa porta sem pedir licença. Os mendigos para saciarem a fome, pedem esmolas, e os solitários, a quem e o que vão pedir?

Mendigar companhia não cura solidão. É simplesmente uma forma de adiar um problema momentâneo e procurar por uma futura vida a dois, difícil de conviver. O desespero de ficar sozinho faz com que muitas pessoas tomem decisões equivocadas e terminem com um “abacaxi pra descascar” se ferindo, inevitavelmente. Se for para viver uma vida infeliz, melhor que estejamos sós.

Amor entre duas pessoas é uma obra de Deus, e amor próprio, continua sendo uma obra do mesmo Deus e tem a mesma finalidade. É bom estar solto. Aprender a ser auto- suficiente é um degrau necessário para alcançar a maturidade.

Podemos paquerar em qualquer lugar, se tivermos vontade, e até recebermos algumas “visitinhas” em casa, sem sermos julgados. Não passamos pelo constrangimento de alguém nos dar uma notícia desagradável sobre nosso namorado ou esposo. Temos a liberdade de investirmos num sonho pessoal, entrar numa jornada que depende, exclusivamente, do nosso entusiasmo.

Para alguns ser solteiro no facebook tornou-se num vexame ou num sinal de que vivemos a vida “galinhando”, se esquivando do compromisso e da fidelidade.

"Fulano de tal está em um relacionamento sério".

Uma pessoa que trabalha para se sustentar; lida com os problemas corriqueiros; cuida do corpo, da saúde, do espírito; enfrenta engarrafamentos; filas de bancos. Essa pessoa não está em um relacionamento sério consigo mesma?

Ser solteiro tem lá suas vantagens... Dia 12 de Junho, Dia dos Namorados, é uma excelente data porque podemos estar solteiros, sem estarmos sozinhos.
Mas se num dia qualquer outra pessoa solteira e bem resolvida aparecer em nossas vidas com a intenção de somar, aí sim podemos transformar um momento mágico, numa vida fabulosa.

Bruno de Abreu Rangel

,

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Bruno, concordo plenamente com as suas palavras e adiciono se me permite mais algumas. Entendo que romance e contos de fada só existem nos livros e no cinema, esse lance de final feliz, de beijo que acorda o belo adormecido, do sapatinho de cristal que transforma alguém numa pessoa melhor, tudo isso, faz parte do nosso imaginário humano. Entretanto, acredito sim que as pessoas devem viver da melhor forma possível e se isso quer dizer por acaso encontrar no decorrer do caminho de tijolos amarelos um homem de lata com um coração verdadeiro, entao porque não aproveitar essa pessoa. Aliás, fomos feitos para viver e experimentarmos as coisas boas da vida, mas é claro para sabermos se realmente é bom é preciso experimentar e quem sabe se deliciar com o sabor apresentado.
ab Francis R