quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A beleza vai dominar o mundo


A beleza vai dominar o mundo

Qual o poder das pessoas belas?



Qual foi o homem mais belo que passou pelos seus olhos? Você seria capaz de trazer à memória um único ser do sexo masculino considerado pra você uma perfeição nos padrões estéticos? Seria esse “Deus grego” um ator de Hollywood, um modelo que aparece na capa de uma revista, um atleta bem sucedido, o professor de spinning da academia, o seu vizinho, ou então, simplesmente uma lenda?...


...Talvez a história de Narciso, da mitologia grega, que nos remete à vida de um homem apaixonado pela própria aparência, seja a idéia mais concreta sobre um homem belo. Já foi dito também, que Apolo, foi um dos deuses mais importantes por sua beleza perfeita, símbolo da harmonia entre corpo e espírito. É possível ser como Apolo nos dias de hoje?


Beleza é uma questão de impacto sim, mas é certo que existe um grande abismo entre as pessoas comuns e as extraordinariamente belas. Há uma tremenda diferença num ser convencional, que anda pelas ruas sem ser percebido e naquele que intimida quando se aproxima de nós com um sorriso e um olhar expressivo que desarma qualquer pessoa.


A beleza, quase sempre, tem o mesmo poder que o dinheiro porque pode comprar tudo o que vê, que pode ser palpável, mas não tem domínio sobre os sentimentos porque são intangíveis e não estão à venda, nem tudo está em liquidação.


Algumas civilizações admiram pessoas que abandonam o ego, enquanto que a nossa cultura nos obriga a estar no topo ou não somos ninguém perante a sociedade. A comunidade gay, na sua maioria, vive da beleza, da ilusão que ela proporciona, do êxtase de fugir do que é real. Alimenta-se dessa vaidade sem limites e passa por cima dos próprios valores para estar próximo do belo. Quem não se preocupa com um físico perfeito, quem não procura um namorado que roube a cena por onde passa, quem não quer ter uma casa fabulosa com vista para o mar, que atire a primeira pedra aquele que não deseja o carro do ano e, talvez, toda a coleção de roupas da Armani?
Já parou para pensar em como passamos a maior parte da nossa vida batalhando por esses objetivos? Agora imagine se amanhã, por uma trama do destino, acordássemos cegos. Como seria a vida de uma pessoa sem a visão num mundo onde o que vale é o que podemos enxergar? Apenas feche os olhos e tente imaginar qual seriam seus objetivos, quem seria o seu grande amor, o corpo importaria? Qual seria o seu carro, faria diferença se não fosse uma Mercedes? E você, como seria? O que você teria de belo, qual seria o seu encanto?


O objetivo desse texto não é julgar o que é belo e nem mesmo fazer apologia à beleza interior, porque isso não vende. As pessoas estão bem esclarecidas e sabem exatamente no que acreditar. A intenção é simplesmente dar ênfase a uma outra faceta que esquecemos de dar valor. A idéia é tentarmos ser como Apolo e nunca como Narciso, que se afogou na própria imagem. A beleza já dominou o mundo, mas em que mundo você vive?




Bruno de Abreu Rangel

Nenhum comentário: